fbpx

Você sabe o que é Liberdade de Pensamento? Se sua resposta foi não, não se preocupe! Eu vou te explicar direitinho o que é. Por definição, trata-se da liberdade em que nós temos de manter e defender nossas posições sobre fatos, pontos de vistas ou ideias, independente da visão dos outros.

A liberdade de pensamento é extremamente importante para a construção de sociedades livres, plurais e democráticas. Além disso, por lei, é livre o direito de manifestar nossos pensamentos desde que não sejam feitos de forma anônima.


Certamente você já ouvir falar que em todo o mundo, houveram momentos difíceis em que a liberdade de pensamento era fortemente reprimida, junto com todos os outros direitos humanos. Setores retrógrados buscavam coibir pensamentos e opiniões que fossem contrários a eles. Muitos brasileiros conhecem bem esse tipo de repressão, muito conhecida aqui como a Censura, na época da Ditadura Militar. Um dos setores que mais sofreu com essa opressão foi a Imprensa.

Quando pensamos nos dias atuais, notamos um cenário aparentemente muito diferente, já que temos muito autonomia para difundir nossos pensamentos, principalmente nas redes sociais. Mas é preciso ter responsabilidade e consciência ao expor nossos pensamentos e opiniões. Vale lembrar que nem sempre a minha verdade pode ser a sua verdade também.


A Cultura do Cancelamento e a Liberdade de Pensamento

Em 2021 vimos nitidamente uma nova cultura crescer nas redes sociais: a Cultura do Cancelamento. Essa cultura é responsável por dificultar a discussão de ideias que fujam de um consenso dominante. As redes sociais são plataformas com perfis diversificados, onde a dessemelhança entre os usuários é gigantesca e consequentemente nem todas as pessoas compartilham dos mesmos gostos e pensamentos. Um palco perfeito para o cancelamento, não é mesmo?

Muitas vezes esse cancelamento é feito através de discursos de ódio, que incitam a violência, racismo e intolerância. Fazendo com que muitos de nós tenhamos medo de expor nossos pensamentos. Seria essa uma nova forma de censurar?

Em 14 de julho comemoramos o Dia Mundial da Liberdade de Pensamento. Nesse dia, desejei somente que o pensamento siga livre, sem amarras e, sobretudo, sem medo de se expressar. Que não sejamos calados!

Para finalizar, deixo vocês com um pensamento da ativista paquistanesa e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, Malala Yousafzai, que considero de suma importância.

“Nós percebemos a importância da nossa voz quando somos silenciados”

Mariana Ferreira


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *