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O desenvolvimento comercial é uma estratégia que tem como objetivo melhorar o setor de vendas de uma empresa.

A gestão comercial em si é um grande desafio, contando com o planejamento dessas estratégias para melhorar a rentabilidade da empresa, fazendo com que ela se mantenha em crescimento. 

Vamos as dicas:

  1. Identifique os impedimentos na gestão do seu negócio

Para que a sua empresa realmente passe por um processo positivo de mudança, é necessário identificar os gargalos. Antes de propor mudanças, é preciso saber onde elas se aplicam.

Fazer as perguntas certas é determinante nesse processo de identificação. 

Exemplo: Como anda o processo de vendas? Como estão as propostas comerciais? Como está a relação com o cliente? 

E a partir dessas respostas você identificará o que pode melhorar dentro da empresa. 

  1. Projete Metas

Cada empresa possui seu objetivo, assim como cada setor dentro de uma empresa possui sua meta, seja ela qual for. 

Trace junto com a sua equipe as metas e objetivos que você considera ideal para cada setor e faça o acompanhamento semanal das metas e objetivos traçados. Dessa forma, você será capaz de acompanhar o desenvolvimento e saber se está de acordo com sua expectativa. Precisamos ter em mente o objetivo, ou seja, onde queremos chegar.

  1. Desenvolva diálogos com os colaboradores

Dialogar é uma das ações mais importantes para a fisiologia humana e para o setor comercial não é diferente. Promova o diálogo entre seus colaboradores dentro da sua empresa. Uma comunicação aberta e assertiva é um ponto chave para otimizar a gestão comercial. 

Saber o momento certo de ceder, ouvindo e acatando as opiniões dos funcionários quando existem coerência, assim como saber cobrar quando necessário, oferecendo respostas simples para as reivindicações dos mesmos.

  1. Lidere

Um líder se preocupa muito mais com sua equipe do que com o capital financeiro. Isso não quer dizer que o empreendedor esteja abrindo mão do lucro, não é isso. 

Quando você se dedica aos seus colaboradores, e eles estão satisfeitos e felizes de fazer parte da sua empresa, seu resultado é muito melhor. 

Saiba liderar e coloque-se sempre no lugar dos seus funcionários.

  1. Programe suas vendas e Compare preços

Planejar as suas vendas é essencial. Começando pela organização do zero, desde a manufatura até a parte logística, seguindo para a entrega dos seus produtos ou serviços. 

Desde o ponto zero,  onde iniciamos uma campanha, em que  o contato se torna lead, e é convertido a cliente para que assim seja gerada a venda. 

É extremamente necessário se manter atualizado com relação aos valores do mercado atual. Avalie sempre o valor que você está cobrando em relação ao mercado e saiba se adequar caso necessário. 

  1. CRM

Bônus!

O CRM é a gestão de relacionamento com o cliente. Pode-se considerar uma gestão 100% completa.

As ferramentas de CRM gerenciam leads, contas e oportunidades de vendas em um só local. Ele funciona armazenando dados dos seus clientes em potencial, reunindo dados valiosos de cada cliente para que ele chegue para você com o perfil e desejos de compra alinhados. 

Essencial para dispensar esforços obsoletos e manuais, conheça o CRM.


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