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Coca-Cola, Itaú, Google, McDonald ‘s. Todas essas empresas possuem algo em comum: uma identidade visual marcante. Mas o que você sabe o que é e por que ela é importante?

Muito mais do que um logo e uma paleta de cores, é um conjunto de aspectos visuais que caracterizam uma determinada marca e a tornam facilmente reconhecível para o público.

Talvez seja um pouco complicado de entender? Sem problemas!
Sabe quando você vê uma roupa numa loja e pensa “Nossa… Isso é a cara de fulano(a)!”? Sua marca funciona exatamente da mesma forma. Pense o seguinte: Se o logotipo é como se fosse a “cara da empresa”, a identidade visual é uma vestimenta única que faz com que, mesmo sem a presença do logo, seja possível identificar a que empresa pertence determinado anúncio, propaganda, chamada e etc.

Mas afinal, que elementos fazem parte dessa vestimenta?
A sua logo, o slogan da sua empresa, suas cores, jingles (se tiver), tipografia, apresentações institucionais, papelarias, tudo o que sua empresa usa para se comunicar, seja através de impressos ou mídias digitais. Até mesmo a sua forma de interagir com seus clientes pode ser parte da sua identidade visual.

Cada um desses itens, quando bem elaborados, geram um visual marcante que faz com que o seu público saiba, mesmo sem ver o nome da sua empresa, que aquela é uma característica sua. Essa é sua marca registrada. Literalmente.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA IDENTIDADE VISUAL PARA AS EMPRESAS?

Vamos fazer um pequeno teste, ok?
Pense em um banner vermelho como uma curva branca de um lado a outro. Qual a primeira marca que vem à sua cabeça? Uma dica: Começa com “Coca” e termina com “Cola”! E quando você pensa em uma letra “M” amarela? MCDonald ‘s é seu primeiro pensamento, certo? Percebe o quando esses pequenos elementos se tornam uma grande referência na hora de identificar uma empresa?


Não importa se é uma cor, uma forma, uma música, uma padronagem ou um elemento presente no símbolo da empresa. Com uma identidade visual bem construída, sua marca vai se tornar reconhecível e será lembrada mais facilmente pelo seu público, fazendo com que a decisão de compra ou a tomada de decisão sejam mais rápidas e instintivas.

Além de facilitar a identificação da sua marca, a identidade visual vai padronizar todas as formas de comunicação da sua empresa, fazendo com que todas as áreas “falem a mesma língua” e fazendo com que toda a sua comunicação se torne coesa.


E também faz com que seu público se identifique e se sinta envolvido. Tudo isso faz com que sua marca seja mais reconhecível e faz com que ela seja lembrada com mais facilidade pelo seu público, torna a tomada de decisão mais rápida e instintiva, ao mesmo tempo em que faz com que sua marca ganhe espaço tanto no mercado quanto na mente do consumidor.


E você, o que está esperando para desenvolver uma Identidade Visual para sua empresa? Vai perder a chance da sua marca ganhar mais espaço no mercado?

Até mais!
Camille Nunes


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