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O futuro ainda é muito incerto, talvez seja o momento de maior incerteza que todos nós já vivemos, concorda comigo?

Para nós  a pandemia evidenciou o que já percebíamos como necessidade latente para os negócios de micros e pequenos empreendedores: presença no ambiente digital. Ter um site, estar nas redes sociais, ser identificado em uma pesquisa simples do Google, isso é estar presente no ambiente digital. Mas é suficiente para vender seus produtos ou serviços? Não. 

Logo no começo da pandemia eu tive uma experiência bacana com uma loja de chocolates que, até então, utilizava as redes sociais com pouca frequência. Estava chegando a época da Páscoa e comecei a pensar que, em tempos de distanciamento social, seria legal enviar chocolates para algumas pessoas, como uma forma de expressar meu carinho por elas. Ao mesmo tempo me surgiu a dúvida de como eu iria escolher os chocolates com todo o comércio fechado. Ao navegar pelo feed do Instagram, eu me deparei com um anúncio patrocinado de uma franquia de lojas de chocolate, que informava que as filiais estavam atendendo e que os pedidos poderiam ser feitos pelo WhatsApp. Consegui localizar o perfil da filial mais próxima à minha casa e vi que eles estavam fazendo todo um trabalho de divulgação de vendas pelas redes. Entrei em contato pelo WhatsApp, logo me enviaram o catálogo de produtos e pude escolher e efetuar a compra. Sabe o que eles ganharam com isso? O contato de vários clientes que eles podem manter uma relação de proximidade a partir de agora. Ah, agora eles sempre me enviam promoções, novos catálogos e informativos pelo WhatsApp.

Com o uso das redes sociais é possível fazer todo o trabalho de pré-venda, ou seja, lá você poderá apresentar seu produto, despertar o interesse do seu público-alvo, criar relações de proximidade com clientes. Além disso, com as redes sociais você poderá ampliar o alcance da sua empresa, pois não haverá limitação geográfica. Lá você também poderá analisar o comportamento do seu público e dos seus concorrentes.

Caso sua empresa já trabalhe com vendas online, as redes sociais irão servir para atrair o cliente, lá você irá fazer a propaganda do seu negócio e direcionar as pessoas que se interessaram para o seu canal de vendas online. É importante ressaltar a importância de investir em upgrades que garantam uma melhor navegabilidade e agilidade em seu site, sempre visando uma melhor experiência para seus clientes.

Anúncios no ambiente digital

Você também precisa repensar na forma de fazer a publicidade do seu negócio. Há muito tempo a forma de anunciar sua empresa vem mudando e com a pandemia, ficou ainda mais evidente que a tendência é utilizar mídias digitais para a divulgação. Invista em anúncios para suas redes sociais e plataformas de pesquisa (Google). Aproveite esse espaço para fortalecer sua marca e seus produtos ou serviços.

Fazer anúncios através do Instagram ADS e Facebook ADS são algumas das ferramentas utilizadas nas estratégias do Marketing Digital para garantir a visibilidade do seu negócio nas redes sociais com baixo valor de investimento, seja ele local ou não. Reafirmamos, baixo valor de investimento. Há também o Google ADS para você aparecer para o público que já está com a intenção da compra, mais uma vez, seja seu negócio local ou não.

É preciso inovar, mas para inovar precisamos analisar tudo que acontece a nossa volta e todas as tendências do mercado. Aproveite todos os benefícios que as mídias digitais podem oferecer para o seu negócio e invista nelas!

Mariana Ferreira
Redatora Moving Digital


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